domingo, 3 de outubro de 2010

Meu relato ciclístico de hoje (domingo de eleições).

meu relato ciclístico de hoje.
por Eduardo Luedy

1. precisava da ajuda de meu filho mais velho para trazer uma de minhas bikes que tava na casa de meus filhos para minha casa. Já que eu tava com minha segunda bike. aproveitei o domingo de eleição - com o trânsito incrivelmente congestionado e, por isso mesmo, muito tranquilo para nós que pedalamos - e não só pedi a guga, o mais velho, para ir pedalando comigo, como levei na garupa de minha outra  bike meu filho mais novo, gabi.
Subimos a oito de dezembro: guga na reclinada e eu na city tour, carregando gabi na garupa  (7 anos, 20 kg). Conseguimos subir toda a ladeira. Só no cruzamento da oito com a rua da graça é que preferi saltar e empurrar a bike junto com gabi. Uma vez na rua da graça, voltamos a pedalar e seguimos até a vitória.

2. drica havia sugerido um espetáculo teatral para crianças no centro cultural da caixa econômica, lá na carlos gomes. Fui de bike até lá para trocar os ingressos [por alimentos não perecíveis], ainda bem no início da tarde [o espetáculo estava marcado para as 17:00, mas drica recomendou que eu fosse cedo realizar as trocas]. No caminho, parei para votar no colégio odorico tavares. Ingressos na mão, voltei para a vitória.
quando tava chegando a hora de ir para o espetáculo, vi que o corredor da vitória continuava congestionado - aquele nosso apocalipse motrorizado de cada dia... pensei rápido: levo gabi novamente de bike.
ter pedalado com o trânsito parado, mais cedo, havia me dado a certeza de que poderíamos ir em segurança. e assim fomos: seguimos da vitória até a carlos gomes de bicicleta, eu e gabi. dessa vez coloquei ele no quadro e ele adorou.
sentia o vento fresco na cara e exultava de alegria, "estamos na velocidade do vento, papai!" - uma fofurinha linda esse gabriel :-)

confesso que achei o espetáculo um pouco sonolento [e, de fato, dei umas "pescadas"]. gostei da música [o guitarrista tocava bonito, a viola caipira, a guitarra elétrica e o violão de cordas de nylon], mas não curti muito a preparação de voz dos atores. não sou muito fã da poesia de manoel de barros também... aliás, não sou muito fã de poesia at all.
mas gabi adorou! adorou os efeitos, a música e os lances todos da cenografia bem tramada do espetáculo.

bem, voltamos pra casa, já com o dia findo. pedalamos na tranquilidade do domingo de eleição.

3. algumas considerações: como seria bom se pudéssemos levar nossos filhos para a escola, para passear, para simplesmente curtir o dia com nossas bicicletas, né? como seria bom que pudéssemos nos sentir tranquilos e seguros para pedalar com nossos filhos... seria a evidência mais forte de que o trânsito estaria mais gentil, mais seguro, mais "humano". essa humanização do trânsito, aliás, é o que mais me interessa quando ando de bicicleta.
bem, mas isso foi nesse domingo atipico. no dia a dia não teria coragem de sair assim com gabi [e nem tampouco com guga - que já é adolescente].

bem, já escrevi demasiado para um final de domingo...
abraços a tod@s,

eduardo luedy
 
Eduardo Luedy é professor universitário e mantêm o blog de velô em salvador
 
.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário