sexta-feira, 1 de julho de 2011

Cicloturismo - 1



Cicloviagem (e/ou Cicloturismo) – Viagem utilizando a bicicleta como meio de transporte.



Para começar precisamos entender que no Brasil nós temos pouquíssimos circuitos (oficiais ou não) e estradas/caminhos com infraestrutura para a prática do cicloturismo. Fazendo uma rápida pesquisa na internet, achamos alguns:


Na realidade, isto (o pequeno número de opções com o mínimo de organização) acontece por não termos investimentos (em todos os sentidos) para a construção de uma cultura da bicicleta como meio de transporte.








Na prática, as pessoas que querem realmente viajar de bicicleta não deixam de viajar por conta da falta de infraestrutura, e em geral fazem viagens (sozinhos ou em grupos) de forma independente, armando trajetos, em geral, a partir das experiências de outras pessoas. Hoje em dia isto se torna cada vez mais fácil com o acesso fácil e rápido a vários relatos em sites, blogs, fóruns, livros e serviços como o Google maps e o Bike Map.As minhas (poucas) experiências práticas foram possibilitadas a partir de pesquisas na internet. A partir de um planejamento bem feito, eu e alguns amigos fizemos uma viagem de 13 dias pela Chapada Diamantina (Bahia) na passagem de 2010 para 2011 e não tivemos grandes dificuldades. Mas para isto foi preciso se dedicar ao estudo das várias possibilidades de rotas (no Mapa) e relatos de outras pessoas que tinham feito viagens bastante parecidas. Ou seja, dá trabalho, mas a recompensa é grande e o prazer inenarrável.



 




É lógico que essa situação (a falta de investimentos e infraestrutura) é lamentável por não dar estímulo a muitas e muitas pessoas que poderiam aderir a essa forma de viagem/deslocamento/turismo a partir do momento em que tivéssemos apoio oficializado nas estradas.






E por último nessa postagem, convido vocês a desfrutarem imagens de cicloviagens em vários locais do mundo - são fotos muito legais:





Obs. aproveitem para dar uma olhadinha em todos os links que estão na postagem.


4 comentários:

  1. Cara, qual foi o seu roteiro por lá?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Velho, fiz
      Palmeiras - Capão - Palmeiras - Mucugê - Ibicoara - Mucugê - Igatu - Mucugê - Palmeiras

      Mas isto aí distribuído em 13 dias...

      abraços

      Excluir
    2. Muito legal as fotos da viagem. Também customizei uma Caloi Supra igual a sua pra Cicloturismo, com a qual fiz uma viagem de Porto Alegre à Florianópolis. Parabéns pela viagem e pelas fotos.
      Abraço! Paulo Mitt

      Excluir
  2. amigo, qual o bagageiro da sua bike? precisou adapatar alguma coisa?!

    ResponderExcluir