terça-feira, 21 de setembro de 2010

PARALAMAS - ou pedalar na chuva.


Quem utiliza a bicicleta frequentemente como meio de transporte, mais cedo ou mais tarde se depara com a questão de pedalar na chuva. A príncipio é muito estranho quando a gente pensa nisso pois vem logo a idéia de que ficaremos totalmente encharcados. Isso não é totalmente verdade. Se você vai pedalar na chuva, é necessário que você tenha uma boa capa de chuva para você e paralamas instalados na bicicleta. Claro que isso não vai te salvar de uma tempestade ou de uma chuva constante durante muito tempo, mas pelo menos minimizará bastante os efeitos da água sobre você, sendo que em chuvas fracas e médias você pode sair ileso, praticamente sem se molhar.
Os paralamas protegem o nosso corpo dos respingos da água empoçada nas vias. É interessante perceber como a água é arrastada pelos pneus da bike, para se perceber como os paralamas funcionam, e isso tudo por conta de que há vários tipos de paralamas para bicicleta, uns bastante funcionais e outros que não adiantam grande coisa em relação a proteção contra a água empoçada. Observe a ilustração da bicicleta abaixo. A água é arrastada na direção do movimento dos pneus. Assim, ela sobe principalmente pela parte traseira dos dois pneus. Se vocêe não tiver paralamas a água que é arrastada pelo pneu dianteiro vai subir e chegar até suas pernas, tronco e até o rosto, e a água que é arrastada pelo pneu traseiro vai subir e chegar até suas pernas, bunda e costas. O objetivo dos paralamas é exatamente evitar isso.
A bicicleta abaixo é uma tradicional Caloi Barra-Forte e já vem com ótimos paralamas instalados (coisa rara nas bicicletas fabricadas e vendidas no Brasil). Esse tipo de paralamas bastante longo e rente ao pneu protege realmente o usuário da água que está no chão.
Esta é a Caloi City Tour, uma boa bicicleta nacional, estilo urbana (na realidade ela era destinada especificamente para cicloturismo), que infelizmente saiu de linha, mas que vinha com ótimos paralamas já instalados de fábrica. Tive a oportunidade de testar essa bicicleta, pois meu amigo Eduardo Luedy tem uma destas, que além de ser muito confortável é bastante prática e funcional. Esses paralamas realmente funcionam:

 
Outros exemplos de bons paralamas para bicicletas urbanas - http://vanillabicycles.com/frames/

Na minha bike (abaixo) eu instalei paralamas longos (importado Zéfal classic - 45 reais). Gostei muito do resultado pois ele barra quase toda a água que sobe pelos pneus. Tirando alguns poucos respingos, praticamente nao me sujei ao pedalar num dia em que o chão estava bastante molhado - Recomendo:

mais fotos do Zéfal Classic (é o que eu uso e recomendo):







Drica gostou da idéia e foi na Ervaciclo instalar também. O modelo dos paralamas que ela instalou é diferente, bem mais curto (e bem mais barato - 15 reais).
obs: Ela disse que esse tipo de paralamas diminui muito pouco a quantidade de respingos e que ela sujou bastante a roupa numa saída com chuva - portanto não recomendamos esse tipo de paralamas curto - não economize e compre os paralamas mais longos possíveis:










Depois Ana instalou um mais ou menos longo (nacional - 25 reais). Esse tipo ajuda, mas nem tanto, e Ana sujou a capa ao pedalar num dia de chuva. Ana fez o seguinte comentário:

 

"Oi, Roquinho!!

Massa o desenho de como a água do chão sobe pelos pneus!!!

Olha, como vc escreveu, meu para-lamas traseiro ainda me molha as pernas e as costas (quer dizer, molha a capa de chuva), mas o dianteiro funciona bem. Não recebo mais água suja no olho e nos lábios!

Massa esse blog!!! "





Na bike de Lívia já tinha:




Pablo também se animou em instalar, em breve postarei fotos da bike dele aqui.

_______________



Novo relato sobre com experiência relacionada à paralamas. Há meses atrás, comprei Paralamas da marca Zéfal, modelo Paragon, que pode ser visto aqui:

http://www.ciclourbano.com.br/acessorios/paralamas/paralamas-zefal.html  





Estas são fotos publicitárias, o paralamas que comprei e usei era deste modelo mas com a cor preta. Era bonito e super funcional, mas não recomendo a compra dele pelo seguinte: o sistema de fixação dele não é totalmente firme, tendo alguns componentes que são feitos de plástico e que não dão uma total confiança. Na minha experiência pessoal, dois dos componentes de fixação quebraram com não muito tempo de uso. Apesar de já ter recomendado este modelo em outros momentos, hoje em dia não o recomendo mais. De que adianta comprar algo bem caro, se ele pode te deixar na mão (foi o que aconteceu comigo). Na loja do link que postei ele é vendido por cento e vinte reais. Pouco tempo depois que tive os problemas com este paralamas, descobri um modelo, instalado na bicicleta da amiga Marcinha, que mostrou não ter os problemas do Zéfal Paragon. O modelo é este aqui da Planet Bike (Planet Bike Hardcore Hybrid preto):


http://www.ciclourbano.com.br/acessorios/paralamas/paralamas-planet-bike-hardcore-hybrid-preto.html 

apesar de se parecerem bastante, este modelo resolve o problema de fixação ao utilizar metal no lugar do plástico. Ao conversar com Marcinha, ela me disse que nunca tinha tido problema com os paralamas, que ele a protegia da água e que o sistema de fixação era bastante firme. É lógico que o preço é salgado, mas este é recomendado:
_____________________


Aqui em Salvador, no fim de 2011, encontrei paralamas com tamanho muito bom - bem longo [feito de alumínio - pelo menos foi o que a vendedora falou] na loja Alan Bike, na Boca do Rio, por cinquenta reais.

Vale a pena investir num ótimo paralamas, bastante longo.


Roquinho
Em Salvador, de bicicleta...

Um comentário:

  1. Oi, Roquinho!!

    Massa o desejo de como a água do chão sobre pelos pneus!!!

    Olha, como vc escreveu, meu para-lamas traseiro ainda me molha as pernas e as costas (quer dizer, mola a capa de chuva), mas o dianteiro funciona bem. Não recebo mais água suja no olho e nos lábios!

    Massa esse blog!!!

    ResponderExcluir